Página Inicial

Pomada Protopic (tacrolimus)


Principal uso Ingrediente ativo Fabricante
Eczema Tacrolimus mono Astellas

Como isso funciona?

Protopic pomada contém os tacrolimus ingrediente ativo, que é um tipo de medicamento chamado de um imunomodulador tópico. Ele é utilizado para diminuir a inflamação da pele no eczema.

Não é totalmente compreendido como tacrolimus funciona no tratamento de eczema (dermatite atópica), mas demonstrou-se para suprimir reacções inflamatórias na pele.

Eczema grave é pensado para ser parcialmente causada por células imunológicas na pele sobre-reacção a um estímulo e causando inflamação. Aplicando o tacrolimus para o eczema suprime estas reacções na pele, e melhoria do eczema é normalmente observada após uma semana de tratamento.

Tacrolimus é utilizado para reduzir a inflamação da pele em eczema e aliviar os sintomas desta doença, tais como vermelhidão e prurido.

Tacrolimus pomada é utilizado para o alívio de curto prazo de eczema moderado a grave, e que o tratamento intermitente no tratamento a longo prazo de eczema.

A pomada deve ser aplicado duas vezes ao dia nos primeiros sinais de um surto de eczema (vermelhidão e coceira na pele), pois isso pode ajudar a prevenir a progressão para mais graves crises. Aplicação duas vezes ao dia deve ser continuado até que o eczema desaparece. (Em crianças, depois de três semanas de aplicação deve ser reduzida para uma vez por dia). Este tratamento deve ser repetido no primeiro sinal de um flare-up.

Se você tem freqüentes surtos de seu eczema (quatro ou mais vezes por ano), e seu eczema fica melhor dentro de seis semanas de tratamento com este medicamento, o seu médico pode sugerir que você use esta pomada como tratamento de manutenção para ajudar a prevenir surto -ups. Neste caso, a pomada deve ser aplicado uma vez por dia, duas vezes por semana (por exemplo segunda-feira e quinta-feira) para as áreas que são normalmente afectadas pelo eczema. Entre as aplicações deve haver dois ou três dias sem tratamento com Protopic. Se um pioramento ocorrer, a pomada então deve ser usado duas vezes por dia até que seja de novo controlada.

Deve ser evitada a utilização contínua a longo prazo do unguento. A segurança do tratamento de manutenção não foi estudado para além de 12 meses, portanto, o seu médico vai querer rever a sua pele após este tempo para decidir se você ainda deve usar este medicamento para prevenir crises.

Como é utilizado?

  • Eczema moderado a grave (dermatite atópica).

Protopic pomada é utilizado para o alívio de curto prazo de eczema flare-ups, e como tratamento intermitente na gestão a longo prazo de eczema (veja acima para mais detalhes).

Protopic pomada é usada quando os corticosteróides tópicos não têm sido eficazes, ou quando eles não devem ser usados, por exemplo, em indivíduos que experimentaram efeitos colaterais inaceitáveis ​​relacionados com esteróides tópicos.

Protopic 0,03% é adequado para crianças com idade entre dois anos e mais.

Protopic 0,1% é indicado para adultos com idades entre 16 anos ou mais.

Atenção!

  • Este medicamento é apenas para uso externo.
  • A pomada deve ser aplicado numa camada fina, como indicado, para as áreas afetadas da pele só, até que os sintomas claros. Se não houver melhora na pele após o tratamento de duas semanas, ou se a pele fica pior, você deve consultar o seu médico.
  • Evite o contato do medicamento com os olhos, e áreas da pele que revestem as cavidades do corpo (mucosas), por exemplo, no interior da boca e do nariz. Se este medicamento não acidentalmente entrar em contato com essas áreas que devem ser cuidadosamente retirado e / ou lavá-las com água.
  • Lave bem as mãos após a aplicação deste medicamento, a menos que as mãos são a área a ser tratada.
  • Não se deve cobrir a área a ser tratada com pensos herméticos tais como compressas ou outros tecidos, incluindo fraldas para bebés, uma vez que estes irão aumentar a absorção do medicamento para dentro do corpo e pode aumentar o risco de efeitos adversos.
  • Esta pomada pode causar reacções cutâneas no local de aplicação, tais como uma sensação de queimação, coceira ou sensação de calor. Estas reações são geralmente leves e de curta duração. Consulte o seu médico se você experimentar uma reação mais grave depois de aplicar esta pomada.
  • As pessoas que utilizam este medicamento apresentaram sintomas como rubor facial ou irritação da pele logo após a ingestão de álcool. É recomendado que você evite beber álcool durante o uso deste medicamento.
  • Pode haver um risco aumentado de infecções da pele, tais como infecção grave herpes simplex (herpeticum eczema) em pessoas que utilizam este medicamento. Se você acha que sua pele tornou-se infectado durante o tratamento você deve consultar o seu médico, pois você pode precisar de parar de usar este medicamento até que a infecção foi eliminada. Você também deve consultar o seu médico se os gânglios linfáticos tornam-se inchados durante o tratamento.
  • Você não deve receber tratamento com luz, como PUVA, ou outro tratamento com luz UV, enquanto tomar este medicamento. Você também deve evitar o uso de espreguiçadeiras, e minimizar a exposição da pele à luz solar usando protetores solares, usando roupas apropriadas para proteger a pele quando fora, e minimizando o tempo gasto no sol.

Utilizar com precaução em

  • Insuficiência hepática.
  • Pessoas com aumento dos gânglios linfáticos.

Não pode ser utilizado em

  • A alergia a antibióticos do tipo macrólido, por exemplo, eritromicina, claritromicina.
  • Infected eczema ou dermatite.
  • Áreas da pele afetada por tumores cancerígenos ou potencialmente cancerígenos.
  • As pessoas com um sistema imunitário hipoactiva, por exemplo, devido a um estado presentes desde o nascimento, certas doenças, ou o tratamento com determinados medicamentos (por exemplo, agentes imunossupressores, quimioterapia).
  • Este medicamento não é recomendado para uso em pessoas com defeitos genéticos da pele, como a síndrome de Netherton, ou pessoas com intensa vermelhidão generalizada da pele (eritrodermia), onde pode haver o aumento da absorção do medicamento na corrente sanguínea.
  • Protopic 0,03% não deverá ser usado em crianças com menos de dois anos de idade.
  • Protopic 0,1% não deve ser utilizado em crianças com menos de 16 anos de idade.

Este medicamento não deve ser utilizado se você é alérgico a um ou a qualquer de seus ingredientes. Por favor, informe o seu médico ou farmacêutico se tiver tido anteriormente como uma alergia.
Se você sentir que você experimentou uma reacção alérgica, pare de usar este medicamento e informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Gravidez e amamentação

Alguns medicamentos não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação. No entanto, outros medicamentos podem ser usados ​​com segurança durante a gravidez ou amamentação proporcionando os benefícios para a mãe superem os riscos para o feto. Informe sempre ao seu médico se estiver grávida ou a planear uma gravidez, antes de usar qualquer medicamento.

  • A segurança do medicamento durante a gravidez não foi estabelecida. Não deve ser usado por mulheres grávidas, a menos que considerado essencial pelo seu médico. Procurar aconselhamento do seu médico.
  • Quando tomado por via oral ou injectável, tacrolimus passa para o leite materno. Embora seja menos provável que o tacrolimus aplicados sobre a pele vai passar para o leite materno em quantidades significativas, a amamentação durante o tratamento com Protopic pomada não é recomendado. Procurar aconselhamento do seu médico.

Advertências nos rótulos

  • Este medicamento deve ser espalhada pouco sobre as áreas afetadas da pele apenas.
  • Evite beber álcool durante o uso deste medicamento.
  • Evitar a exposição da pele à luz solar direta ou solários.

Os efeitos colaterais

Medicamentos e seus efeitos laterais possíveis podem afetar povos individuais em maneiras diferentes. Os seguintes são alguns dos efeitos colaterais que se sabe estarem associados com o medicamento. Só porque um efeito lateral é indicado aqui, não significa que todas as pessoas que usam esta medicina experimentarão aquele ou qualquer efeito colateral.

Muito frequentes (afectam mais de 1 em cada 10 pessoas)

  • Sensação de queimação no local da aplicação.
  • Comichão no local da aplicação.

Comum (afecta entre 1 em 10 e 1 em 100 pessoas)

  • Sensação de calor, formigamento, ou dor no local da aplicação.
  • Vermelhidão, prurido ou irritação no local de aplicação.
  • Herpes simplex infecções, tais como feridas, herpeticum eczema.
  • Infecção e inflamação dos folículos pilosos (foliculite).
  • Coceira.
  • Aumento da sensibilidade da pele, especialmente para quente e frio.
  • Rubor facial ou irritação da pele depois de beber álcool.

Pouco frequentes (afectam entre 1 em 100 e 1 em 1.000 pessoas)

  • Aumento dos gânglios linfáticos (consulte o seu médico se você sentir isso).
  • Acne.

Infecções no local da aplicação, tais como impetigo, foram anotados a ocorrer mais frequentemente em adultos e crianças usando Protopic pomada duas vezes por semana como tratamento de manutenção.

Raros casos de malignidade, incluindo linfomas e cânceres de pele, têm sido relatados em pessoas que utilizam Protopic pomada, uma vez que tem sido no mercado. Se estas malignidades foram relacionados com o tratamento com Protopic ainda não foi confirmada a partir da evidência de que está actualmente disponível.

Os efeitos secundários mencionados acima pode não incluir todos os efeitos secundários descritos pelo fabricante do medicamento.
Para mais informações sobre todas as outras possíveis riscos associados com este medicamento, por favor leia as informações fornecidas com o medicamento ou consultar o seu médico ou farmacêutico.

Como este medicamento pode afetar outros medicamentos?

Não houve quaisquer estudos formais sobre o efeito deste medicamento sobre outros medicamentos e vice-versa. Informe o seu médico ou farmacêutico quais os medicamentos que você está usando, incluindo medicamentos à base de plantas e aqueles obtidos sem receita médica, antes de começar o tratamento com este medicamento. Da mesma forma, pergunte ao seu médico ou farmacêutico antes de iniciar qualquer novo medicamento enquanto você estiver usando este medicamento, para verificar se a combinação é segura.

Este medicamento não deve ser utilizado em combinação com medicamentos imunossupressores, tais como azatioprina ou ciclosporina.

Você não deve receber tratamento com luz, como PUVA ou outro tratamento com luz UV durante o uso deste medicamento.

Você não deve aplicar hidratantes para a mesma área da pele dentro de duas horas após a aplicação deste medicamento.

Existe uma possibilidade de que os seguintes medicamentos podem aumentar o nível sanguíneo do medicamento, se for absorvido pela corrente sanguínea. Estes medicamentos devem ser usados ​​com cautela em pessoas que utilizam Protopic pomada, especialmente em pessoas com eczema generalizado que estão usando a pomada em grandes áreas da pele:

  • diltiazem
  • eritromicina
  • itraconazol
  • cetoconazol.

Existe uma possibilidade de que as vacinas poderão ser menos eficazes em pessoas que utilizam o medicamento. Isto é porque o tacrolimus funciona através da supressão da actividade das células do sistema imunológico, e o medicamento pode ser absorvido na corrente sanguínea em quantidades suficientes para impedir que o corpo formando anticorpos adequados, quando a vacina é recebido. Por esta razão, qualquer vacinas necessárias devem ser dadas antes de iniciar o tratamento com este medicamento ou durante um intervalo livre de tratamento, com pelo menos 14 dias entre a última aplicação ea vacinação. No caso de vacinas vivas, como oral contra a poliomielite, rubéola, sarampo, caxumba e rubéola (MMR), BCG, febre amarela e febre tifóide vacinas orais, este período deve ser prorrogado até 28 dias, ou uma vacina alternativa utilizada.

Outros medicamentos que contenham a mesma substância activa

Prograf (não utilizado para eczema)

Tópicos relacionados

E-newsletter
Inscrever-se H.H Press

Nosso interesse geral semanal boletim eletrônico mantém você atualizado sobre uma grande variedade de temas de saúde.

Registe-se agora
Página Inicial  >  Pele e cabelo  >  Tratamentos para...  >  Pomada Protopic (tacrolimus)